Buscar no portal

Ouça o hino de Itanhandu

Arquitetura

arquitetura barra

Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso

Igreja bom sussesso 17

Pequena capela localizada no alto de uma colina no bairro do Bonsucesso, erguida pela família Costa, no inicio do séc. XX.

Igreja de São Sebastião

Igreja sao sebastiao 5

Localizada na comunidade rural do Jardim, erguida em meados do século XX em local central da comunidade em devoção ao santo protetor.

Passarela da Antiga Estação

passarela estacao 1

Antigo Viaduto, foi construído pelo Cel. Batista Scarpa, para as pessoas atravessarem da área central do município em direção ao bairro da Vila Carneiro e vice-versa. Assim a população podia evitar o movimento dos trens, que não só passavam mas esperavam os embarques e desembarques de pessoas e mercadorias.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

senhora conceicao 2

Depois de quase 20 anos de construção, a Igreja Matriz de Itanhandu foi concluída no início de década de 1960( Padre da época, Dom José Costa Campos). A bela e imponente construção fica na área central do município e reserva aos visitantes e moradores a apreciação da convivência estética dos estilos moderno e romano. Com belos vitrais, doados por diversas famílias, os quais colorem as três naves por meio dos raios de sol, e com algumas peças da antiga igreja conservada em seu interior, a história da religiosidade do povo local ficou assim preservada.

Estação das Artes (Antiga Estação Ferroviária)

estacao ferroviaria

Antiga Estação Ferroviária, tombada pelo Patrimônio Histórico, onde abriga hoje lojas de Artesanato.

Antiga Fábrica de Cerâmica

chamine1 6

Durante a Revolução de 1932, as áreas próximas da cerâmica foram usadas como campo de aviação sob o comando do Capitão Rocha Lima. Dali, decolavam os aviões mineiros, conhecidos pelos paulistas como “vermelhinhos”, para espionar as posições das tropas inimigas.
Hoje, no local, encontra-se a cerâmica desativada de Itanhandu, que produzia telhas e tijolos, inclusive para a construção da Igreja Matriz, sob a direção da família Guedes e, posteriormente, da família Costa.

Fotos Antigas

terras da mantiqueira

patrimonio cultural

instituto estrada real

log estra  Desenvolvido por Agência Estratégia.................................................face mini.............................. Todos os Direitos Reservados Prefeitura Municipal de Itanhandu