Buscar no portal

Ouça o hino de Itanhandu

Desenv. Social

Jornal Mensal - Ano II - nº 15

cras15i

O  CRAS  agradece  a  todos  que  contribuíram  para  que  a  noite  de  sexta-feira fosse  especialmente  agradável: vereador David, que cuidou da sonorização do evento; Julinho, que pegou e levou os idosos em suas respectivas residências; Carol e Elenice, coordenadoras  do  CREMI; Marialva, regente do coral; Toninho, filho do Sr. Tonhão, que acompanhou o pai nas modas de viola; Karla e Rogério, responsáveis pela gravação do evento; Dona Vera( que também representou o prefeito), Zezé e Ana Flávia, que prestigiaram os idosos, além dos outros convidados que compareceram.
Sr. Wilson declamou 3 poesias de sua autoria - Tributo a Itanhandu, Saber envelhecer e A rima dos 7 - alternando com a apresentação de Toninho e Tonhão, que cantaram Menino da Porteira, Cabocla Teresa  e Saudade da minha terra.  O  coral  apresentou 3 canções:  Serenô, Beijinho doce e  Chalana, emocionando a todos!

cras15 f1

Lista dos alimentos arrecadados no dia 22 de junho, no show beneficente, e doados, pelo Sr. Wilson, para o Dispensário Municipal:

- 8kg de farinha de trigo;
- 9kg de macarrão;
- 02 sabonetes;
- 01 lata de milho verde;
- 01 cx, 200g, de amido de milho;
- 1kg de farinha de mandioca;
- 4kg de açúcar;
- 1kg de fubá;
- 5 kg de feijão;
- 2 kg de arroz;
- 4l de óleo.

Última atualização em Sex, 06 de Julho de 2012 17:38

Jornal Mensal - Ano II - nº 14

cras

 

Lúcia  Penedo  e  Ana  Paula  acompanharam  o ProJovem, no dia  15  de  junho, a um city tour  por  Itanhandu, como  parte  do  projeto “Conhecendo  e  divulgando nossa cidade.”

cras14 f1

 Tio Heber, responsável pelo acervo histórico de Itanhandu, recebeu o ProJovem  no dia 21 de junho e, atenciosamente,mostrou  o riquíssimo  material organizado e bem conservado por ele.
Esta visita ao museu também faz parte do Projeto “Conhecendo  e divulgando nossa cidade”, conduzido por Ana Flávia e Bene, em parceria com a ATAM e a Secretaria de Turismo.
Parabéns a todos!

cras14 f2

No  dia  28  de  junho, quinta-feira, o  CRAS, representado pela Secretária de Desenvolvimento Social, Dona Vera Köeler Fonseca, pela psicóloga Guatana de Castro Sampaio, pela orientadora social do ProJovem, professora Ana Flávia Batista, pelo facilitador social do ProJovem, professor Elson Delfim Ramiro(Bene) e pela coordenadora, Luciana Graça Grego, convidado  pela Secretaria de Turismo e Cultura de Virgínia, prestigiou  a  apresentação sobre a cultura do município, município este que também faz parte do projeto da ATAM.
O  ProJovem  apresentará o projeto, para avaliação , no dia 06 de julho, às 15h.

Última atualização em Sex, 06 de Julho de 2012 17:03

Curso de Pedreiro

CURSO DE PEDREIRO CVT

Desenvolvimento Social

desv social

MISSÃO: Contribuir para efetivação da Política de Assistência Social como política pública garantidora de direitos de cidadania e promotora de desenvolvimento social, na perspectiva da prevenção, superação das desigualdades e exclusão social, tendo a família como unidade de atenção para a concepção e a implementação de programas, projetos, benefícios e serviços.

TRAJETÓRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

1988 – Com a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social passou a ser um direito universal e gratuito;
1993 – É promulgada a Lei Federal nº 8.742 de 07 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social) organizando as ações de forma descentralizada e participativa;
2004 – Aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a Política Nacional da Assistência Social, que prevê a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
2001 – Criada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Lei Municipal nº 458/2001)
2005 – Habilitação do Município na Gestão Básica da Política Nacional da Assistência Social;
A Secretaria do Desenvolvimento Social vem sendo reestruturada para que a assistência social seja uma Política Pública Social garantidora de direitos para quem dela necessitar. A Assistência Social como direito de cidadania e não pela ajuda ou favor na viabilização dos direitos sócioassistenciais.
 

PROGRAMAS, PROJETOS, DESENVOLVIDOS E OU VINCULADOS A SECRETARIA
 

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Público Alvo: Famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 140,00.
Atende 459 famílias no município, beneficiando um total aproximado de 1.836 pessoas.
Objetivo: Possui objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.
 

PROJETO MÃOS Á OBRA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o CVT do Município com o apoio e auxílio da Secretaria Municipal de Obras, fomentam o curso Básico de Pedreiro, com o objetivo de promover a reforma e melhoria das residências da população carente, que se encontra em estado de degradação.
Público Alvo: Moradores do município que vive em estado de vulnerabilidade social e sejam atendidos pelo programa Bolsa Família; cidadãos residentes em casas em estado de degradação, com más condições de uso de banheiros, ou com ausência deste cômodo.
A escolha dos alunos será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social que constantemente realiza visitas aos bairros e possui os dados do programa Bolsa Família.
Objetivo: Garantir a 50 (cinqüenta) pessoas residentes na cidade a capacitação profissional no desempenho de uma atividade, resgatando a auto-estima e a melhoria dos padrões culturais dos moradores, promovendo a integração social entre pessoas e uma formação autônoma de forma que possam desenvolver a sua própria renda;
– Oferecer capacitação e habilitação como ferramenta importante de inclusão social;
– Estimular a participação e reconhecimento pela mão de obra autônoma;
– Reconhecer a importância das parcerias entre as instituições públicas e privadas que neste caso, é imprescindível para a realização do curso.
– Melhoria nas condições das habitações da população carente.
 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL              

Público Alvo: Beneficiários do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, famílias vulneráveis.
Atende: 500 famílias por ano.
Objetivo: Atender população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.

1...2...3...4

CENTRO DE ATENDIMENTO SÓCIO INFANTIL - CASI

Justificativa:
A ação visa garantir espaços adequados para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes nos aspectos social-afetivo, cognitivo e motor, por meio de atividades recreativas, artístico-culturais, pedagógicas e esportivas, dentre outras, bem como a participação das famílias e comunidade como forma de garantia aos direitos à convivência familiar e comunitária, proporcionando um ambiente propício para a interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
São espaços de convivência e integração que buscam, sobretudo, prevenir as várias formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, como o trabalho infantil e situação de rua.
Objetivo:
Desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos.
Atender crianças e adolescente, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social.
Prevenir as várias formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, como o trabalho infantil e situação de rua.
Público Alvo:
Crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos.
Recursos Humanos:
O Poder Público contratará uma coordenadora que deve ser habilitada, em Educação Física, para que as atividades proposta sejam desenvolvidas de maneira satisfatória.
Recursos Financeiros:
Sedese e Prefeitura Municipal
Atividades desenvolvidas:
Serão desenvolvidas atividades artísticas, esportivas, culturais, recreativas e de apoio ao desenvolvimento escolar.
Todas as ações serão desenvolvidas no contra turno escolar, ocupando, com isso, o tempo das crianças de forma lúdica e prazerosa.
Os participantes farão suas inscrições na sede do CASI a Rua Manoel Carneiro, nº 534, Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Meio de Transporte:
Condução fornecida pela Secretaria Municipal de Transportes, quando o público alvo do projeto for desenvolver atividades em outros locais. (Quadra, CVT, CRAS entre outros).
Resultados:
O investimento vai refletir diretamente na qualidade de vida da população.
A ação visa garantir espaços adequados para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes nos aspectos social-afetivo, cognitivo e motor, por meio de atividades recreativas, artístico-culturais, pedagógicas e esportivas, dentre outras, bem como a participação das famílias e comunidade como forma de garantia aos direitos a convivência familiar e comunitária. Proporcionando um ambiente propício para a interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
 
CONVIVER

Público Alvo: Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Atende: 40 idosos
Objetivo: Promover a integração dos idosos e o desenvolvimento de atividades sociais culturais e recreativo, proporcionando um envelhecer saudável e ativo.

5...6...7...8

CLUBE RECREATIVO DA MELHOR IDADE – CREMI

O CREMI oferece espaço de convivência e socialização aos idosos, desenvolvendo atividades sistematizadas de forma a contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, evitando a ruptura dos vínculos familiares e a institucionalização.
Desenvolve e visa desenvolver as seguintes atividades: passeios, palestras com temas diversos, atividades físicas e culturais, alfabetização, orientações sobre direitos, no qual o lúdico permeia todo o processo onde as atividades estimulam a discussão e encontram soluções para problemáticas levantadas.

9...10...11

CLUBE RECREATIVO DA MELHOR IDADE – CREMI

O CREMI oferece espaço de convivência e socialização aos idosos, desenvolvendo atividades sistematizadas de forma a contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, evitando a ruptura dos vínculos familiares e a institucionalização.
Desenvolve e visa desenvolver as seguintes atividades: passeios, palestras com temas diversos, atividades físicas e culturais, alfabetização, orientações sobre direitos, no qual o lúdico permeia todo o processo onde as atividades estimulam a discussão e encontram soluções para problemáticas levantadas.

OBJETIVOS:
Fortalecer a autonomia, integração e socialização dos idosos;
Resgatar a auto – estima;
Promover a interação entre os participantes e a comunidade, por meio da troca de experiências;
Executar atividades prazerosas e de lazer;
Resgatar o valor da vida e valorizar suas potencialidades para um viver mais saudável e criar novas possibilidades;
Desenvolver ações coletivas com os idosos, através de acompanhamento profissional;
Promover palestras e debates sobre temas relacionados à terceira idade e outros assuntos de interesse dos idosos.
PÚBLICO ALVO:
Beneficiários do Amparo Assistencial ao Idoso (BPC 88) e Idosos com idade igual ou superior a 60 anos.
NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS:
65 idosos
FUNCIONAMENTO:
4ª feira
Horário: 14:00 às 16:00 horas

PROJOVEM ADOLESCENTE

Público Alvo: Adolescentes entre 15 a 17 anos de idade.
Atende: 25 a 30 adolescentes
Objetivo: Complementar a proteção social básica à família, criando mecanismo para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

fotos ds

HABITAÇÃO

Público Alvo: Famílias de baixa renda
Objetivo: Viabilizar ações de reforma e construção habitacional, garantindo acesso à moradia com qualidade e conforto mínimos.

CONSELHO TUTELAR

Público Alvo: crianças e adolescente
Objetivo: Garantir os direitos da criança e do adolescente conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), zelando pela prioridade absoluta.

CONSELHOS

São órgãos deliberativos e de controle social, com atribuição de analisar e propor medidas de concretização das políticas setoriais e verificar sua execução. Os conselhos vinculados à secretaria são: Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiências (CMDPD) e Conselho Municipal do Idoso (CMI), em processo de criação.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS (BENEFÍCIOS EVENTUAIS): Atender necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária, com prioridade para a criança, a família, o idoso, a pessoa portadora de deficiência, a gestante, a nutriz e nos casos de calamidade pública, conforme critérios da Lei Federal nº 8.742/93 – Lei Orgânica da Assistência Social. (cesta básica, auxílio funeral, auxílio natalidade, fralda geriátrica, passe para migrante, documentação).
BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS: Prestar informações sobre os benefícios previdenciários bem como reconhecimento inicial e revisão de direitos do segurado ao recebimento de benefícios e ampliação do controle social.
PREVMÓVEL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: A cidade de Itanhandu recebeu durante a semana de 12 à 16 de abril e de 07 à 11 de junho a Unidade de Atendimento Móvel – PREVmóvel da Gerência-Executiva do INSS de Varginha a qual ofereceu os serviços da Previdência Social à toda população, como auxilio doença, aposentadorias, pensão por morte, entre outros. Foram atendidos um total de 1.061 municipes.
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC): Assegurar aos idosos e deficientes o amparo assistencial, no valor de um salário mínimo, segundo critérios estabelecidos pelo artigo 20 da Lei nº8742/93, permitindo o acesso às condições mínimas de uma vida digna.
PASSE LIVRE MUNICIPAL/INTERESTADUAL AO IDOSO E DEFICIENTE: Garantir o direito gratuito do transporte municipal e Interestadual ao idoso e deficiente, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Estatuto do Idoso e Lei Federal 8.899 de 29/06/1994.
ATENDIMENTO AO IDOSO E DEFICIENTE: Atendimento e acompanhamento de idosas e deficientes vítimas de maus tratos e negligência, dentre outros.

fotos ds1

 

 

Rua Manoel Carneiro, 534 - BNSF - Itanhandu/MG
Tel.: (35) 3361-2185 | 3661-2645 | 8848-6943

Última atualização em Sex, 17 de Maio de 2013 14:40

Fotos Antigas

terras da mantiqueira

patrimonio cultural

instituto estrada real

log estra  Desenvolvido por Agência Estratégia.................................................face mini.............................. Todos os Direitos Reservados Prefeitura Municipal de Itanhandu